Notícias sobre câncer
Dicas úteis após a cirurgia da mama
24 de setembro de 2015
Dor, dificuldade para movimentar o ombro, inchaço no braço, formigamento e dormência. Essas algumas das principais complicações que podem surgir no braço, após a cirurgia da mama.
Para todas essas complicações, existem orientações que podem prevenir, diminuir ou melhorar os sintomas. Logo após a cirurgia, por exemplo, mantenha o braço do lado da mama operada apoiado sobre um travesseiro para que ele fique um pouco mais alto do que o ombro. Essa e outras informações que podem ajudá-la a diminuir o desconforto e facilitar a retomada de suas atividades estão na cartilha “Mastologia: Orientações Fisioterapêuticas”, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), disponível gratuitamente na internet.


Cuidado com o que você come
17 de setembro de 2015
Se você está em tratamento contra o câncer, alguns cuidados com a alimentação podem ser necessários. A radioterapia e os medicamentos podem causar dor na boca ou na garganta, devido ao aparecimento de aftas, e dificuldade para mastigar ou engolir. Para contornar esses problemas, evite alimentos ácidos, picantes, muito condimentados ou salgados. Pequenos goles de água ou suco durante as refeições também podem ajudar a engolir.
Essas e outras dicas estão na terceira edição do Guia de nutrição para pacientes e cuidadores -- Orientações aos pacientes, lançado neste ano pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Saiba mais sobre o câncer e as formas de tratamento no site da Oncologistas Associados.

Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros
10 de setembro de 2015
O narguilé, também chamado de cachimbo d’água, pode parecer menos nocivo que outros produtos fumados, mas não é. Apesar de usar um filtro d’água e muitas vezes aromatizantes e flavorizantes (aditivos que dão sabor agradável ao tabaco), ele também causa câncer de pulmão, boca e bexiga, além de estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma sessão de narguilé com duração de 20 a 80 minutos pode corresponder à exposição aos componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 a 200 cigarros.
Especialmente usado por jovens, o narguilé virou tema da campanha “Parece inofensivo, mas fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros", lançada no dia 3 de setembro pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Saiba mais sobre o câncer e as formas de tratamento no site da Oncologistas Associados.

Imunoterapia: a nova arma contra o câncer
03 de setembro de 2015
A imunoterapia, que usa o próprio sistema de defesa do corpo para atacar o tumor, foi o grande destaque do encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco) deste ano.
Os resultados apresentados no encontro são animadores. No Brasil, ainda há poucos fármacos aprovados para uso, mas com os dados divulgados na Asco, a perspectiva é que apareçam novos medicamentos em breve.
Saiba mais sobre a imunoterapia e os demais tratamentos contra o câncer no site da Oncologistas Associados.


Detecção precoce do câncer de mama
28 de agosto de 2015
Mesmo quando não há sintomas, realizar exames preventivos regularmente pode permitir a detecção de lesões pré-malignas e malignas em estágios iniciais, aumentando as chances de cura de vários tipos de câncer.
A mamografia é considerada o melhor exame para a detecção precoce do câncer de mama. Tem mais de 90% de precisão. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro em cada dez mulheres entre 50 e 69 anos não fizeram o exame nos dois anos anteriores à pesquisa. Saiba mais sobre câncer de mama.
Câncer tem cura
20 de agosto de 2015
Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Medo e desinformação acabam atrasando o diagnóstico e prejudicando o tratamento, alerta a publicação “Câncer de mama: é preciso falar disso”, do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Saiba mais sobre o câncer e os tipos de tratamento no site da Oncologistas Associados.

O que causa o câncer de mama
13 de agosto de 2015
Vários fatores aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama em mulheres. Entre eles, primeira menstruação muito cedo, histórico de câncer em familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha), menopausa muito tarde e terapia de reposição hormonal por um longo período, enumera o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
Saiba mais sobre o câncer de mama no site da Oncologistas Associados.
Cuidados contra o câncer
07 de agosto de 2015
Mudanças no estilo de vida podem ter um enorme impacto na incidência do câncer. O principal exemplo disso é o câncer de pulmão, que seria reduzido em 90% caso não existisse o tabaco. Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras e pobre em gordura animal e alimentos industrializados também é um hábito recomendável para a prevenção da doença.
Segundo o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados exclusivamente à “o quê” comemos, mas, sim, “ao quanto” e “com que frequência” consumimos alguns alimentos. Veja outros cuidados no site.


Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia