Notícias sobre câncer
O que causa câncer
31 de julho de 2015
O câncer surge devido a alterações na programação de células de algum órgão de nosso corpo. As mutações podem ocorrer por várias razões. As causas mais frequentemente identificadas são externas às células, como exposição a substâncias químicas, radiações e infecções virais.
Sob o nome câncer, agrupam-se mais de 200 doenças bastante distintas quanto ao órgão de origem, ao comportamento biológico e as respostas ao tratamento. Veja mais sobre o assunto no site da Oncologistas Associados.



Maus hábitos aumentam o risco de desenvolver câncer
23 de julho de 2015
Cerca de 80% dos casos de câncer estão ligados a hábitos e comportamentos presentes no cotidiano das pessoas. Apenas os 20% restantes surgem em razão de fatores hereditários, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
São vários os hábitos que podem aumentar o risco de desenvolver câncer: tabagismo, dieta pobre em frutas e vegetais, a ingestão excessiva de álcool, a exposição exagerada e sem proteção ao sol, o uso de drogas injetáveis, o sexo casual sem proteção, entre outros. Veja mais informações sobre o câncer e os fatores de risco no site da Oncologistas Associados.
Sinais de alerta de câncer de mama
16 de julho de 2015
Fique atenta a alguns sinais que podem ser indícios de câncer de mama, como secreção no mamilo ou alterações na pele que recobre a mama: abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja). O sintoma palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem surgir nódulos palpáveis na axila.
Veja mais sinais do câncer de mama e as formas de prevenção e tratamento no site da Oncologistas Associados.


Câncer e hereditariedade
8 de julho de 2015
Nos últimos 20 anos, foi possível identificar vários genes cujas mutações estão relacionadas a um maior risco de desenvolvimento de algum tipo de câncer. Deve-se suspeitar da existência desses genes alterados em famílias com vários casos de câncer, especialmente quando o diagnóstico se dá antes dos 40 anos.
No caso do câncer de mama hereditário, mutações dos genes BRCA1 ou BRCA2 são responsáveis pela maioria dos casos. Veja mais informações sobre câncer e hereditariedade no site da Oncologistas Associados.
Evite alimentos cancerígenos
2 de julho de 2015
Carnes processadas, defumadas, curadas ou salgadas (carne de sol, charque e peixes salgados), e embutidos, como salsicha, linguiça mortadela e salame devem ser evitados, pois contêm agentes cancerígenos na sua composição.
“Muitos alimentos são associados ao processo de desenvolvimento de câncer, principalmente na mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago”, alerta a Fundação do Câncer. O tipo de refeição, a frequência e o modo de preparo podem aumentar o risco da doença. Veja sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer no site da Oncologistas Associados.



Mitos e verdades sobre o câncer
25 de junho de 2015
Ao contrário do que muita gente imagina, os efeitos nocivos do fumo são os mesmos para todos os tipos de produtos feitos de tabaco. Ou seja, charutos e cachimbos fazem tão mal quanto o cigarro. Já em relação ao uso de desodorantes e antitranspirantes não se observou qualquer associação do uso desses produtos ao desenvolvimento do câncer de mama.
Apesar de ser mais conhecido e ter cada vez mais possibilidades de tratamento e de cura, o câncer ainda é cercado de especulações. Veja no site da Oncologistas Associados as principais dúvidas respondidas pela equipe da clínica.
Quarentões em boa forma têm menos risco de câncer
19 de junho de 2015
Pesquisa da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, descobriu que alto nível de atividade física na meia-idade reduziu risco de câncer de pulmão em 55% e o de colorretal em 44% em comparação com homens mais sedentários – mais especificamente os que demoraram mais de 12 minutos para correr ou andar 1,6 km.
Veja artigo sobre a importância dos exercícios e da alimentação na prevenção do câncer no site da Oncologistas Associados.
O que você precisa saber sobre mamografia
11 de junho de 2015
Considerada o melhor exame para detecção precoce do câncer de mama, a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 40 anos e deve ser realizada uma vez por ano.
Matéria do site da revista Viva Saúde (Editora Escala) dá 5 dicas para quem vai fazer o exame. Segundo a reportagem, oito em cada dez nódulos detectados nas mamas não têm relação com câncer. Uma das orientações, portanto, é não se assustar se for convocada para uma repetição da mamografia. Saiba mais sobre o assunto no texto “Imagens da mama ajudam na detecção precoce”, no site da Oncologistas Associados.

Autoexame de pintas
3 de junho de 2015
Quando é detectado no começo, o câncer de pele tem maiores chances de cura. Pouco divulgado, o autoexame de pintas é muito importante. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma: A (assimetria, uma metade diferente da outra), B (bordas irregulares, contorno mal definido), C (cor variável, várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul) e D (diâmetro maior que 6mm).
Veja mais informações sobre o câncer e os tratamentos contra a doença no site da Oncologistas Associados.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia