Notícias sobre câncer

Câncer tem cura
16 de março de 2017
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais da metade dos casos de câncer já tem cura, desde que tratados em estágios iniciais.
O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Nem todo tratamento de câncer faz cair o cabelo
09 de março de 2017
No caso da quimioterapia, alguns medicamentos determinam esse efeito adverso. Depois de alguns meses do término do tratamento, os cabelos recomeçam a crescer, algumas vezes com aspecto diferente.
Já na radioterapia, caem apenas os pelos ou cabelos das regiões que foram tratadas. Após o fim do tratamento, cabelos e pelos das áreas irradiadas podem ou não voltar a crescer, dependendo principalmente da dose de radiação recebida.

Atividade física ajuda na prevenção contra o câncer
24 de março de 2017
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a atividade física contribui para prevenir contra o câncer de intestino (cólon), endométrio e mama (pós-menopausa). Motivos não faltam. Além de promover o equilíbrio dos níveis de hormônios, ela reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado.
A orientação do Inca é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar.

Dia Nacional da Saúde e Nutrição
31 de março de 2017
Em 31 de março, comemoramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Uma boa data para lembrar a importância da alimentação saudável e do combate à obesidade, especialmente em crianças e adolescentes.
Hoje, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos e um em cada cinco adolescentes de 10 a 19 anos apresentam excesso de peso no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), quanto maior o índice de massa corporal (IMC) na infância e na adolescência, maior o risco de câncer e de obesidade na fase adulta.

Aumenta a incidência de câncer colorretal entre os mais jovens
13 de abril de 2017
O câncer colorretal está cada vez mais atingindo pessoas com idade inferior a 55 anos. A informação é de um estudo da Sociedade Americana de Câncer, que aponta o sedentarismo e a obesidade como os principais responsáveis pelo aumento da incidência nessa população.
De acordo com a entidade americana, três em cada 10 casos desse tipo de câncer acomete pessoas com menos de 55 anos. No Brasil, o câncer colorretal é um dos mais frequentes. Em 2016, foram estimados 34.280 casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Pesquisa de universidade americana atribui ao “acaso” 2/3 dos casos de câncer no mundo
20 de abril de 2017
Cerca de 66% das mutações genéticas que causam câncer acontecem aleatoriamente no processo de divisão celular. A conclusão é de pesquisadores da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, que conduziram um amplo baseado na observação de 32 tipos de câncer. De acordo com os cientistas, apenas 29% dos cânceres têm causas ambientais, como a exposição prolongada ao sol, e 5 % dos tumores têm origem genética.
Os pesquisadores da universidade norte-americana alertaram para a importância da detecção precoce desses tumores como a melhor maneira de combater essas doenças.

Os cinco tipos de câncer que mais afetam as mulheres no Brasil
27 de abril de 2017
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres e, por isso, tem amplas campanhas de conscientização a seu respeito, fundamentais para discutir sobre a doença e orientar sobre a detecção precoce. Outros cânceres que afetam as mulheres, no entanto, não recebem a mesma atenção.
O câncer colorretal é o segundo que mais atinge a população feminina. Em 2016, segundo o INCA, 17 mil mulheres brasileiras enfrentaram a doença. Em terceiro lugar, vem o câncer de colo de útero, com cerca de 16 mil casos registrados. O câncer de pulmão e de estômago são, respectivamente, o quarto e o quinto que mais afetam a população feminina. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) sugere que a melhor maneira de combater esses tumores é com a prevenção e o diagnóstico precoce.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia