
Cuidado com o sol
5 de janeiro de 2017
Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), nenhum dos 2069 brasileiros entrevistados, em 130 municípios, declarou se proteger de forma completa do sol (evitando a exposição das 10h às 16h e usando chapéu, óculos, protetor solar, sombrinha ou guarda-sol) e somente 23% afirmaram usar o protetor solar diariamente. De acordo com a SBD, a exposição inadequada ao sol é o principal fator de risco para o câncer de pele.

Parar de fumar sempre vale a pena
12 de janeiro de 2017
Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. O alerta é do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo o Inca, parar de fumar sempre vale a pena, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, como o câncer. Para se ter uma ideia, após 12 a 24 horas sem cigarro, os pulmões já funcionam melhor. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Em um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

Mais fibras na alimentação
19 de janeiro de 2017
Você sabia que alimentos ricos em fibras são importantes na prevenção do câncer? Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), eles regulam o funcionamento do intestino, diminuindo o tempo de contato de substâncias que causam câncer com as paredes intestinais.
A recomendação diária de fibras sugerida pelo Inca para um adulto saudável é de 25g a 30g. Essa quantidade equivale a pelo menos cinco porções de frutas e vegetais sem amido, como verduras, tomate, cenoura, couve-flor e chuchu. “A maioria dos cereais matinais e barras de cereais industrializados são alimentos ultraprocessados e, portanto, não entram nessa recomendação, devendo ser evitados”, alerta o Inca.
Notícias sobre câncer

Fumar é prejudicial à saúde e à economia
26 de janeiro de 2017
O cigarro custa caro à saúde e à economia global. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, publicado este mês, até 2030, o tabagismo matará cerca de 8 milhões de pessoas por ano. Quanto ao custo, ele supera a receita obtida com impostos sobre o fumo, sendo responsável por mais de 1 trilhão de dólares por ano em gastos com saúde e perda de produtividade.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo também tem relação com diversos tipos de câncer (pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias) e é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer.

Câncer infanto-juvenil
3 de fevereiro de 2017
Câncer infanto-juvenil é tema do Dia Mundial do Câncer 2017. A data, celebrada no dia 4 de fevereiro, lembra a importância da prevenção para o enfrentamento da doença. No Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2017, deverão ocorrer 12.600 novos casos de câncer em crianças e jovens de até 19 anos.

Cigarro causa câncer e outras doenças
9 de fevereiro de 2017
Segundo o Ministério da Saúde, muitos estudos desenvolvidos até o momento mostram que o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 tipos de doenças diferentes, entre elas o câncer.
Apontado como principal responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão, o cigarro também está relacionado a 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia).

Como se prevenir do câncer
16 de fevereiro de 2017
Você sabia que mudanças no estilo de vida podem ter um enorme impacto na incidência do câncer? Aproximadamente um em cada três casos dos tipos mais comuns de câncer poderia ser evitado com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada. O alerta é do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Bebidas alcoólicas favorecem o desenvolvimento de diversos tipos de câncer
23 de fevereiro de 2017
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estudos mostram que o etanol pode causar o desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco.
E atenção: a combinação de álcool com tabaco pode ser ainda mais perigosa, aumentando a possibilidade do surgimento desse grupo de doenças.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia