top of page

Notícias sobre câncer

 

Foto: iStock
Mês internacional de combate ao melanoma
11 de maio de 2017

Maio é o mês internacional de combate ao melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Apenas em 2016, foram diagnosticados quase 6 mil novos casos da doença no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Outros tumores de pele seguem avançado no País: no ano passado, foram registrados 175 mil novos casos de câncer de pele.

A principal medida preventiva contra eles é o uso de protetor solar.  Embora as pessoas tenham o costume de usar filtro solar apenas em dias quentes ou na praia, é importante lembrar que não há relação direta entre a temperatura e o índice de raios ultravioleta que atingem a pele. Embora a radiação solar seja menos intensa em dias nublados, ela ainda está presente e pode causar danos, sobretudo em indivíduos de pele clara.

Foto: iStock
Número de fumantes no Brasil tem queda expressiva
04 de maio de 2017

O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer e é um dos principais fatores de risco para morte precoce em todo o mundo. Mas há uma boa notícia: entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no Brasil caiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres.

Os resultados são de uma pesquisa publicada recentemente pela The Lancet, uma das principais revistas médicas independentes do mundo. Segundo Emmanuela Gakidou, uma das autoras do estudo, o controle do tabagismo segue sendo a arma mais eficaz para prevenir doenças como o câncer de pulmão.

Foto: iStock
O câncer é a segunda principal causa de óbito entre adolescentes e adultos jovens no Brasil
18 de maio de 2017

O câncer é a segunda principal causa de óbito entre adolescentes e adultos jovens – de 15 a 29 anos – no Brasil. Apenas acidentes e homicídios vitimam mais pessoas nessa faixa etária. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença foi responsável pela morte de 17.527 jovens brasileiros entre 2009 e 2013. 

A pesquisa do Inca apontou que o tipo de tumor mais frequente nessa população é o carcinoma, que representa 38,4% dos casos e foi encontrado sobretudo no colo do útero. Em seguida vêm os linfomas, com 18,3%, e as leucemias, com 10,9%.

Foto: iStock
Número de fumantes passivos no trabalho cai 34,4% desde a implementação da Lei Antifumo
25 de maio de 2017

Desde a implementação da Lei Antifumo no Brasil, que proibiu fumar em locais totalmente fechados, o número de fumantes passivos teve queda expressiva entre a população do País. Apenas no ambiente de trabalho, houve uma diminuição de 34,4% das pessoas expostas ao tabaco. Houve também redução de 22,8% dos fumantes passivos dentro de casa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, o tabagismo passivo foi a terceira maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool.

Foto: iStock
O acúmulo de gordura abdominal pode indicar o desenvolvimento de câncer
1º de junho de 2017

Cientistas britânicos descobriram que o acúmulo de gordura no torso pode ser um indicador tão eficiente quanto o Índice de Massa Corporal (IMC) para determinar o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.A pesquisa, publicada no British Journal of Cancer, mostra que um aumento de 11 centímetros na circunferência abdominal eleva em 13% a possibilidade de desenvolver tumores relacionados à obesidade, como os renais, hepáticos e intestinais.

A obesidade é o segundo maior fator de risco prevenível para o desenvolvimento de câncer, atrás apenas do tabagismo.

Foto: iStock
Uso combinado de medicamentos com tratamentos tradicionais aumenta a sobrevivência de pacientes com câncer de próstata
8 de junho de 2017

Um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine traz excelentes notícias para o tratamento de câncer de próstata. A pesquisa apontou que introduzir dois medicamentos precocemente no tratamento, antes que o câncer se torne resistente à terapia de hormônios convencional, traz ganhos expressivos à possibilidade de cura dos pacientes. O estudo foi apresentado recentemente no congresso anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), grande evento da oncologia mundial. Os cientistas observaram uma taxa de sobrevivência 37% maior entre os homens que se submeteram

ao tratamento com os dois medicamentos junto à terapia hormonal, em comparação com aqueles que receberam apenas a terapia de hormônios. 

Foto: iStock
Brasil firma metas para combater a obesidade nos próximos dois anos
16 de junho de 2017

O Brasil se tornou o primeiro país a formalizar compromissos específicos com a Década da Nutrição, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância do combate à obesidade. Para deter o número de obesos na população, o país se comprometeu a tomar medidas como reduzir o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais em 30% e aumentar o de frutas e hortaliças em 17%, nos próximos dois anos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 15 mil dos 596 mil casos de câncer no Brasil em 2016 estavam associados ao sobrepeso e à obesidade.

Foto: iStock
Prática de exercícios físicos ajuda na prevenção do câncer
22 de junho de 2017

Introduzir no cotidiano a prática de atividades físicas traz diversos benefícios à saúde. Caminhar, ir de bicicleta para o trabalho ou usar escadas, em vez de elevadores, são atitudes simples que trazem grandes resultados.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a atividade física promove o equilíbrio dos níveis hormonais, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Isso colabora para a prevenção do câncer de intestino, do endométrio e de mama.

Foto: iStock
Hábitos sexuais podem aumentar exposição ao câncer
22 de junho de 2017

Determinados comportamentos sexuais, como o sexo sem camisinha e com parceiros variados, aumentam a chance de exposição a vírus carcinogênicos sexualmente transmissíveis.

Entre os vírus sexualmente transmissíveis causadores do câncer estão o papilomavírus humano (HPV), relacionado ao câncer de colo de útero, e o vírus da hepatite B, associado a tumores no fígado.

O uso do preservativo é a melhor maneira de se proteger contra essas enfermidades.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000

Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229

contatomedico@oncoassociados.com.br 

enfermagem@oncoassociados.com.br 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle

© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia

bottom of page