Notícias sobre câncer

Mudança de estilo de vida pode evitar 4 em cada 10 casos de câncer
05 de abril de 2018
Consumir menos álcool, abandonar o cigarro, investir em alimentação saudável e combater o excesso de peso são mudanças de estilo de vida capazes de evitar quatro em cada dez casos de câncer registrados no Reino Unido. A descoberta, publicada em março de 2018 no British Journal of Cancer e divulgada pelo instituto Cancer Research UK, aponta o tabaco e a obesidade como os principais fatores de risco. O tabagismo foi relacionado a mais de 50 mil novos casos de câncer no Reino Unido, em 2015. A obesidade, associada a 13 tipos diferentes de câncer, foi responsável por 22,8 mil novos casos, segundo o instituto.

HPV: estudo preliminar aponta prevalência de 54,6% entre jovens
29 de março de 2018
Informações preliminares divulgadas pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (RS) apontam uma prevalência estimada de Papiloma Vírus Humano em 54,6% na faixa etária de 16 a 25 anos. Alguns tipos de HPV só causam verrugas genitais ou anais, enquanto outros podem causar câncer de colo do útero, pênis, ânus ou boca. E é aí que mora o perigo. Das 2.669 pessoas analisadas para a tipagem de HPV, 38,4% apresentaram o tipo de alto risco para o desenvolvimento do câncer.
O HPV é transmitido, predominantemente, por via sexual, mas existe a chance de transmissão vertical (mãe/feto). A vacina serve apenas para prevenir a infecção antes do início da vida sexual, portanto, é imprescindível o uso de preservativos nas relações sexuais, assim como manter as vistas médicas e exames em dia.

Câncer colorretal é o segundo mais incidente entre as brasileiras
22 de março de 2018
O câncer colorretal é o segundo mais incidente entre as brasileiras e a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2018/2019 é de que sejam diagnosticados 36.360 novos casos no país (17.380 em homens e 18.980 em mulheres). Apesar da alta incidência, uma em cada cinco brasileiras (18%) desconhece a doença, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). O estudo também mostrou desconhecimento sobre fatores de risco: 27% das mulheres discordam que o sobrepeso possa causar câncer e 56% não praticam atividades físicas. A colonoscopia é o principal procedimento para se detectar precocemente o câncer colorretal e é recomendado para homens e mulheres a partir dos 50 anos. Além disso, hábitos alimentares saudáveis e atividade física são essenciais para evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer e outros tumores.

Estudo associa consumo de ultraprocessados à maior incidência de câncer
15 de março de 2018
Recente estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, sugere relação do consumo de alimentos ultraprocessados, como doces, refrigerantes, nuggets e pães produzidos em série, com o surgimento de câncer.
A pesquisa acompanhou a alimentação de 105 mil pessoas durante cinco anos e concluiu que um acréscimo de 10% no consumo desse tipo de produto aumentaria em 12% os casos de câncer detectados. Os pesquisadores, contudo, julgam necessários “outros estudos de grande escala”.

Dia Internacional da Mulher: saúde é fundamental
8 de março de 2018
O Dia Internacional da Mulher é uma boa data para lembrar a importância de cuidar da saúde. Em relação ao câncer, o crescimento do número de casos da doença entre as mulheres é um desafio. Cerca de 300 mil novos casos deverão ocorrer este ano no Brasil. A boa notícia é que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de um terço deles podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis como não fumar, fazer atividade física e incluir mais frutas legumes, verduras, cereais integrais e feijão no prato. O excesso de gordura corporal aumenta as chances de a mulher desenvolver alguns tipos de câncer como de mama, cólon e reto, endométrio e ovário. Para as mulheres de 50 a 69 anos de idade sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas, o Ministério da Saúde recomenda ainda a realização de mamografia de rotina a cada dois anos. Já o câncer de colo do útero pode ser prevenido com vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos e a realização do exame de Papanicolaou em mulheres de 25 a 64 anos.

Alimentação e câncer
1º de março de 2018
Cuidado com o que você coloca no seu prato. O consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru, pode aumentar a chance de desenvolver câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, os conservantes, como os nitritos e nitratos, e o sal podem provocar o surgimento de câncer de estômago e intestino (cólon e reto).
Na hora do lanche, o Inca aconselha ainda que se opte por queijos brancos, saladas e pastas preparadas com grãos ou vegetais.

Câncer de fígado: 80% dos casos são descobertos em estágio avançado
12 de abril de 2018
O carcinoma hepatocelular, ou câncer de fígado, é uma doença extremamente agressiva e silenciosa que entre 2011 e 2015 matou pelo menos 44 mil pessoas no Brasil. Segundo o documento "Carcinoma hepatocelular: barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento", fruto da parceria entre o Instituto Oncoguia, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o Instituto Vencer o Câncer e o movimento Todos Juntos Contra o Câncer, 80% dos diagnósticos são feitos tardiamente, quando as chances de cura são poucas. Ainda segundo o estudo, 76% das pessoas associam o câncer de fígado com o consumo excessivo de álcool, mas 56% não relacionam a doença com outros fatores de risco, como a hepatite B e C. A melhor forma de diagnosticar precocemente o câncer de fígado é por meio de exames de imagens. Portanto, mantenha as visitas médicas em dia.
Vacina para combater o câncer tem sucesso em teste com camundongo, diz estudo
19 de abril de 2018
Uma vacina desenvolvida por cientistas brasileiros para estimular o sistema imune a combater o câncer obteve sucesso em testes com camundongos, segundo publicação da revista científica Frontiers of Immunology. Cientistas do Laboratório Nacional de Biociências, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), injetaram células tumorais de um melanoma altamente agressivo nos animais para que o tumor fosse desenvolvido a partir de células próprias e combatido pelo sistema imunológico – como acontece com humanos. Além da eliminar tumores, em alguns casos as vacinas desencadearam uma resposta duradoura, sugerindo o desenvolvimento de uma memória imunológica contra o câncer. Após o teste em camundongos, o próximo passo será o teste em células humanas com amostras provenientes de cirurgias com pacientes para analisar o desempenho in vitro.


Obesidade e sobrepeso devem ser responsáveis por mais de 29 mil casos de câncer até 2025, segundo estudo da USP
26 de abril de 2018
A obesidade e o sobrepeso podem levar ao surgimento de mais de 29 mil casos de câncer no Brasil até 2025, o que deve corresponder a 4,6% dos novos casos diagnosticados. A estimativa é resultado de um estudo do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com colaboração da Universidade de Harvard. Segundo os envolvidos na pesquisa, que já está disponível e constará na edição da "Cancer Epidemiology" de junho, 15 mil casos poderiam ser evitados ao controlar os fatores de risco. Interromper o consumo de alimentos ultraprocessados, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente são hábitos preconizados pelos responsáveis pelo estudo para reverter o cenário atual do câncer no Brasil.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia