Notícias sobre câncer
Parar de fumar faz bem para a saúde em qualquer momento da vida
28 de janeiro de 2016
Mesmo que você já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, como câncer ou derrame, há inúmeros benefícios se você parar de fumar agora. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Em duas horas, já não há mais nicotina circulando no sangue. Depois de 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor. Em um ano sem cigarro, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade. Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. Quanto mais cedo você parar de fumar, melhor. Saiba mais sobre o câncer, as formas de tratamento e prevenção no site.


Açúcar em excesso pode causar câncer
21 de janeiro de 2016
Pesquisa da Universidade do Texas, publicada pela revista Cancer Research e divulgada pelo site do canal de notícias americano Fox News, relacionou o consumo excessivo de açúcar a um maior risco de tumores nos seios e de metástase no pulmão.
O brasileiro, segundo a OMS, consome, em média, 50% a mais de açúcar do que deveria. O consumo recomendado pela organização é de 50 gramas por dia, o equivalente a 10 pacotinhos de açúcar. Saiba mais sobre o câncer e as formas de prevenção no site da Oncologistas Associados.

Sol: todo cuidado é pouco
14 de janeiro de 2016
No Brasil, o número de mortes por câncer de pele cresceu 55% em dez anos, segundo levantamento feito pela revista Veja com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
As estatísticas apontam que idosos, homens e moradores da Região Sul do país são as principais vítimas da doença. Saiba mais sobre o câncer e as formas de prevenção no site da Oncologistas Associados.

Cuidado com os agrotóxicos
08 de janeiro de 2016
Você sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxicos? Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o consumo ultrapassa a marca de 1 milhão de toneladas, o que equivale a 5,2 quilos de veneno agrícola por habitante. Além de câncer, a exposição crônica a esses produtos pode provocar infertilidade, malformações fetais e desregulação hormonal, entre outros.
O Inca ressalta, no entanto, que a preocupação com os agrotóxicos não pode significar redução do consumo de frutas, legumes e verduras, pois eles são fundamentais para uma alimentação saudável e de grande importância na prevenção do câncer. Saiba mais no site.

Tristeza ou felicidade não afetam diretamente a saúde
29 de dezembro de 2015
Essa é conclusão de um estudo realizado com 1 milhão de mulheres ao longo de dez anos no Reino Unido. Publicada recentemente pela revista The Lancet, a pesquisa não mostra evidências de que a felicidade, por si só, reduz a ocorrência de doenças cardíacas, cânceres ou a mortalidade em geral, explicou ao jornal O Globo um dos seus autores, o cientista Richard Preto, professor de estatística e epidemiologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Saiba mais sobre esse e outros mitos que cercam o câncer no site da Oncologistas Associados.

Homens morrem mais cedo do que as mulheres
22 de dezembro de 2015
Em relação às mulheres, os homens têm mais excesso de peso, menor consumo de frutas, legumes e verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que, segundo o Instituto Nacional de Câncer, podem se refletir em uma maior mortalidade. Em média, eles vivem sete anos e meio a menos que as mulheres.
As neoplasias (brônquios e pulmões e estômago) estão entre as principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos (11,9%), perdendo apenas para causas externas, como agressões e acidentes de veículos, e doenças do aparelho circulatório. Saiba mais sobre o câncer e as formas de prevenção e tratamento no site da Oncologistas Associados.

Dezembro laranja
17 de dezembro de 2015
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer da pele responde hoje por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.
A maioria dos casos de câncer de pele podem ser evitados com medidas simples, como usar filtro solar, chapéu, óculos e ficar atento aos melhores horários de exposição ao sol, até às 10 e depois das 16h. Saiba mais sobre o câncer e as formas de prevenção no site da Oncologistas Associados.

Um terço dos novos casos de câncer pode ser prevenido
11 de dezembro de 2015
Segundo o Inca, 596 mil novos casos de câncer deverão afetar os brasileiros no próximo ano.
Os principais tipos que ocorrerão no País serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma, o de próstata e o de mama. O aumento da expectativa de vida e a urbanização são alguns dos fatores que, de acordo com o Instituto, podem explicar parte desses novos casos.
A disseminação de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida são essenciais para que haja uma mudança de cenário e cerca de um terço dos casos estimados de câncer possa ser prevenido, segundo o Inca. Saiba mais sobre o câncer no site da Oncologistas Associados.

Prato mais saudável
03 de dezembro de 2015
O consumo excessivo de carne vermelha, frituras, corantes e carboidratos pode favorecer distúrbios e doenças como hipertensão, diabetes e câncer. O alerta é do informativo Qualidade de Vida, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp).
Segundo o Icesp o ideal é consumir carne bovina magra, peixe e frango sem pele, mais grãos e cereais integrais e menos doces, embutidos e enlatados. Saiba mais sobre o câncer e as formas de prevenção no site da Oncologistas Associados.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia