Notícias sobre câncer

Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago
07 de julho de 2016
Bebidas muito quentes, como chás, café e chimarrão, podem causar câncer de esôfago. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de bebidas acima de 65 graus foi classificado como “provavelmente carcinogênico para humanos”.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o problema não é a bebida em si, mas a alta temperatura, que pode causar lesão na mucosa do esôfago. Os principais resultados da pesquisa foram publicados este mês num artigo da revista científica The Lancet Oncology.
Saiba mais sobre o câncer e os principais fatores de risco aqui no site da Oncologistas Associados.

Fumar é sempre prejudicial à saúde
14 de julho de 2016
Segundo o Instituto Nacional do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) não há um número mínimo de cigarros consumidos ao dia considerado seguro. Mais de 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao tabagismo e a mortalidade é maior para aqueles que continuam fumando.
Quanto mais cedo o câncer de pulmão for diagnosticado, mais chances há de cura. Fique atento! Inicialmente, os sintomas mais comuns da doença são cansaço, fraqueza, perda de peso e perda de apetite.
Saiba mais sobre o câncer e os principais fatores de risco aqui no site da Oncologistas Associados.

Fosfoetanolamina sintética começa a ser testada em humanos
28 de julho de 2016
A partir de 25 de julho, dez pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) passaram a receber a fosfoetanolamina no primeiro teste da pílula realizado em humanos. Na primeira etapa, serão avaliados os efeitos colaterais da substância para determinar a segurança da dose que vem sendo administrada em pacientes.
Caso efeitos colaterais graves não sejam observados, a pesquisa prosseguirá com a inclusão de mais 21 pacientes para cada um de dez tipos de tumor: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. Progressivamente, desde que se identifique atividade relevante do medicamento, está prevista a inclusão de novos pacientes até atingir o limite de 1000 pessoas.

Excesso de peso é prejudicial à saúde
4 de agosto de 2016
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), alimentação e nutrição inadequadas são a segunda causa de câncer que poderia ser prevenida.
No Brasil, atualmente mais da metade da população está acima do peso (53,9%) e o excesso de peso aumenta o risco de ter câncer.

Atividade física é fundamental para a saúde
11 de agosto de 2016
A inatividade física é fator de risco para treze tumores, como câncer de mama, intestino, endométrio, esôfago, pulmão e fígado. A informação é do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
De acordo com o Inca, a atividade física é importante não apenas para a prevenção, mas também após o diagnóstico de câncer, pois auxilia o tratamento, diminui a mortalidade e melhora a qualidade de vida.

Estudo associa o álcool a sete tipos de câncer
18 de agosto de 2016
O consumo de álcool está ligado a um aumento no risco de câncer. A afirmação é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, publicado recentemente no periódico científico “Addiction”.
Segundo o estudo, a ingestão de bebidas alcoólicas está relacionada principalmente ao câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama. A doença aparece com mais frequência em quem bebe muito. O risco, no entanto, também existe para os que consomem em média ou baixa quantidade.

Invista numa alimentação saudável
25 de agosto de 2016
Bebidas e alimentos com alto teor calórico, do tipo fast-food e industrializados, têm poucas fibras, vitaminas e mineiras e engordam, o que aumenta a chance de desenvolver câncer. A informação é do novo site de alimentação e prevenção do câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
De acordo com o Inca, o ideal é diminuir a ingestão de alimentos como hambúrguer, pizza e produtos prontos para consumir ou aquecer, tipo lasanhas salgadinhos e biscoitos.

Mostre atitude: sem cigarro sua vida ganha mais saúde
29 de agosto de 2016
Esse é o tema deste ano do Dia Nacional de Combate ao Fumo. Aproveitando a onda dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a campanha do Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta a população, em especial os jovens, sobre os benefícios da atividade física na prevenção da iniciação ao tabagismo e no apoio para quem quer parar de fumar.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 454 - CEP 01442-000
Fones: [11] 3064 6858 ou (11) 3064 3229
© 2015-2018 - Oncologistas Associados - Centro Integrado de Oncologia